a
This site uses cookies. By continuing to navigate the site, you accept the way we use this information. Yes, i understand Opt out from Google
Click here for more details
x

Sinais (Nevos)

Os sinais (chamados nevos em linguagem científica) exibem uma grande variedade de aparências.

Nevos
Os nevos podem ser achatados ou elevados, variando em termos de coloração desde cor-de-rosa a castanho-escuro ou preto e em tamanho de poucos milímetros a vários centímetros. O seu aparecimento depois dos 50 anos é raro.
A maioria dos nevos não representa perigo para a saúde, mas certos tipos de nevos devem ser monitorizados para detectar quaisquer alterações ou sinais de melanoma. Menos de 30% dos melanomas surgem a partir de nevos e surgem tendencialmente de forma espontânea.

Nevos atípicos
Os nevos atípicos ou displásicos são sinais cuja aparência é diferente da dos nevos comuns. Por causa da sua similaridade com os melanomas, é importante que os nevos atípicos sejam verificados por um dermatologista, para assegurar que são benignos. A regra ABCDE do melanoma pode ser usada para determinar se deve marcar uma consulta de dermatologia:

-O sinal é Assimétrico?
-Tem Bordos irregulares ou indefinidos?
-Sofre alteração da Cor?
-É maior que 6mm em Diâmetro?
-O seu tamanho, forma ou comportamento Evoluiu ao longo do tempo?

As pessoas com múltiplos nevos atípicos têm um maior risco de desenvolver melanoma, por isso a sua pele deve ser examinada e monitorizada regularmente para identificar qualquer alteração.

Nevos dérmicos
Os nevos dérmicos podem variar na sua forma, desde ligeiramente elevados a uma forma redonda proeminente. A sua coloração pode variar desde cor-de-rosa a castanho claro ou castanho escuro. Os nevos dérmicos são lesões melanocíticas benignas que raramente representam um risco de crescimento para melanoma.