a
This site uses cookies. By continuing to navigate the site, you accept the way we use this information. Yes, i understand Opt out from Google
Click here for more details
x

Queratose Actínica

A queratose actínica é um tipo de lesão de pele muito comum.

Aparência
As queratoses actínicas são lesões de pele superficiais que podem surgir sob a forma de uma ou várias lesões escamosas. Apresentam-se tipicamente sob a forma pequenas lesões vermelhas ou acastanhadas, algumas vezes com uma superfície escamosa ou até com estruturas do tipo cornicho. Estas manchas são ásperas ao toque.

Localização
As queratoses actínicas ocorrem mais frequentemente em áreas sujeitas a exposição solar crónica ao longo de muitos anos. As áreas de atingimento típicas incluem o rosto, o peito, o dorso das mãos, as orelhas e o couro cabeludo.


Evolução

As queratoses actínicas são geralmente consideradas como pré-cancerosas. Como tal, devem ser tratadas, de forma a prevenir a evolução para carcinomas de células escamosas.
Lesões isoladas são frequentemente tratadas com recurso a azoto líquido, que destrói as células anormais através da congelação. Quando existem lesões múltiplas o tratamento pode ser aplicado localmente com recurso a cremes que estimulam a resposta imunitária local, tornam as células cancerosas sensíveis à luz ou contêm fármacos utilizados em quimioterapia.