a
This site uses cookies. By continuing to navigate the site, you accept the way we use this information. Yes, i understand Opt out from Google
Click here for more details
x

Aprender

Quem está em risco?

O Cancro da Pele pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, ou pessoas que tiveram longa exposição ao sol.

Verifique o seu nível de risco

Verificar

Como e onde procurar?

Vamos precisar de: uma luz forte, um espelho de corpo inteiro, um espelho de mão, duas cadeiras, um secador de cabelo, mapas do corpo e um lápis, ou idealmente, uma câmara digital.

  • Examine o seu rosto, especialmente o nariz, lábios, boca e orelhas, à frente e atrás. Use espelhos para conseguir uma melhor observação.
  • Inspeccione o couro cabeludo, usando um secador de cabelo e espelho para expor cada área em observação.
  • Verifique as suas mãos, as palmas e as costas, entre os dedos e sob as unhas. Examine a parte da frente e de trás dos seus antebraços.
  • Coloque-se em frente ao espelho de corpo inteiro, comece a nível dos cotovelos e verifique ambos os lados dos seus braços.
  • Observe o pescoço e o peito. As mulheres devem levantar os seios para examinar por baixo.
  • De costas para um espelho de corpo inteiro, use o espelho de mão para examinar a parte de trás do pescoço, ombros, parte superior das costas e qualquer zona da parte de trás dos braços.

    Usando os espelhos, não se esqueça da parte inferior das costas, nádegas e parte de trás de ambas as pernas.

  • Sente-se, coloque uma perna de cada vez sobre a cadeira. Use o espelho de mão para examinar os órgãos genitais. Verifique a parte da frente e os lados de ambas as pernas, da coxa à canela, tornozelo, parte superior dos pés, entre os dedos e sob as unhas dos pés. Examine a planta dos pés e os calcanhares.

Prevenir

O seu tipo de Pele

O tipo de pele descreve como a sua pele reage ao sol após a primeira exposição. Ela queima ou fica bronzeada?

O tipo de pele é identificado através de várias características, tais como a cor do cabelo ou da pele.

Descubra todos os tipos de pele

Verão com Proteção, Carrinha de Sensibilização

No passado dia 7 de Julho, em Espinho, teve início a Campanhã de Verão de sensibilização "Saber conviver com o sol", "Mete na tua cabeça que tens que te proteger e efetuar o auto-exame".
Esta iniciativa, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, contou com o apoio da Direção Geral de Saúde (DGS). Em Espinho estiveram presentes o presidente da APCC, Osvaldo Correia, o Diretor do Programa das doenças oncologicas da DGS, Dr. José Dinis e representantes da Autarquia.

  

No mesmo dia, em Viseu, mais uma ação, na Feira de Saúde de Viseu. Nesta iniciativa estiveram presentes várias autoridades autárquicas e ainda os Dermatologistas Manuela Oliveira, Rita Cabral, Jorge Lopes, Sónia Coelho e David Serra, para além de vários voluntários.

A 14 de Julho foi a vez da Praia de Buarcos, na Figueira da Foz. Neste evento estiveram presentes os dermatologistas Osvaldo Correia, Ricardo Vieira e ainda Bárbara Fernandes e Paula Quirino. A Vereadora Diana Rodrigues representou a autarquia da Figueira da Foz.

   

A 21 de Julho, na Praia da Nazaré decorreu uma ação de sensibilização junto de pescadores e veraneantes. Esta iniciativa contou com a presença de vários voluntários bem como dos dermatologistas Martinha Henrique, João Maia Silva e Tiago Gomes bem como os Médicos de MGF Ana Rêgo, Helena Clemente, Ana Sousa, Bruno Nery e Rita Ferrão.

  

A 23 de Julho em Sesimbra, decorreu ação de sensibilização com os pescadores locais. Nesta iniciativa estiveram presentes os Dermatologistas João Maia Silva e Rita Peeira assim como representantes do Porto de Sesimbra.

No passado dia 24 de Julho, realizou-se em Castelo Branco uma sessão de sensibilização dirigida a profissionais de saúde da UCSP de S. Tiago. Nesta ação esteve presente o Dermatologista Francisco Gil.

  

No último fim de semana de Julho decorreram duas iniciativas no Algarve.
A 27 de Julho, em Portimão, na Praia da Marina, com a presença dos dermatologistas Osvaldo Correia, João Maia Silva, Ana Dinis e Tiago Mestre e no domingo em Vilamoura, na Praia da Falésia, com a presença dos dermatologistas Osvaldo Correia, João Maia Silva e Graça Pessoa, para além de vários voluntários. Foram apresentadas as várias iniciativas que decorreram na Campanha de Verão 2019, assim como foi demonstrada a correta aplicação do protetor solar e como fazer o auto-exame da pele. Foram disponibilizados livros e folhetos informativos e distribuídos chapéus e camisolas.

  

   

Last campaigns