a
This site uses cookies. By continuing to navigate the site, you accept the way we use this information. Yes, i understand Opt out from Google
Click here for more details
x

Aprender

Quem está em risco?

O Cancro da Pele pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, ou pessoas que tiveram longa exposição ao sol.

Verifique o seu nível de risco

Verificar

Como e onde procurar?

Vamos precisar de: uma luz forte, um espelho de corpo inteiro, um espelho de mão, duas cadeiras, um secador de cabelo, mapas do corpo e um lápis, ou idealmente, uma câmara digital.

  • Examine o seu rosto, especialmente o nariz, lábios, boca e orelhas, à frente e atrás. Use espelhos para conseguir uma melhor observação.
  • Inspeccione o couro cabeludo, usando um secador de cabelo e espelho para expor cada área em observação.
  • Verifique as suas mãos, as palmas e as costas, entre os dedos e sob as unhas. Examine a parte da frente e de trás dos seus antebraços.
  • Coloque-se em frente ao espelho de corpo inteiro, comece a nível dos cotovelos e verifique ambos os lados dos seus braços.
  • Observe o pescoço e o peito. As mulheres devem levantar os seios para examinar por baixo.
  • De costas para um espelho de corpo inteiro, use o espelho de mão para examinar a parte de trás do pescoço, ombros, parte superior das costas e qualquer zona da parte de trás dos braços.

    Usando os espelhos, não se esqueça da parte inferior das costas, nádegas e parte de trás de ambas as pernas.

  • Sente-se, coloque uma perna de cada vez sobre a cadeira. Use o espelho de mão para examinar os órgãos genitais. Verifique a parte da frente e os lados de ambas as pernas, da coxa à canela, tornozelo, parte superior dos pés, entre os dedos e sob as unhas dos pés. Examine a planta dos pés e os calcanhares.

Prevenir

O seu tipo de Pele

O tipo de pele descreve como a sua pele reage ao sol após a primeira exposição. Ela queima ou fica bronzeada?

O tipo de pele é identificado através de várias características, tais como a cor do cabelo ou da pele.

Descubra todos os tipos de pele

20 DE MAIO DE 2020 - DIA DO EUROMELANOMA / DIA DOS CANCROS DA PELE, em Portugal

Este ano é o 21º ano consecutivo em que se organiza, a nível Europeu , o Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele. Este dia decorre, no mês de Maio, em todos os países, ajustando, ano a ano, a data precisa em função de eventos locais.

Em Portugal a responsabilidade da organização deste dia é da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV).

Este ano não haverá os habituais rastreios presenciais, atendendo ao tempo de distanciamento social que estamos a passar, seguindo as orientações da DGS. Pretende-se dar prioridade aos doentes de risco e, neste caso, aos pacientes com suspeita de Cancros da Pele.

Por isso mesmo a APCC, em colaboração com SPDV e com o apoio da DGS, preparou folhetos informativos para ajudar a fazer o Auto-exame, no sentido de identificar lesões suspeitas de Cancros da Pele para, de imediato, recorrer ao seu Dermatologista ou ao seu Médico Assistente que terá possibilidade de efetuar o adequado rastreio e, se necessário, efetuar pedido de Teleconsulta, com imagens, aos Serviços de Dermatologia de todo o País (mais informações em www.apcancrocutaneo.pt e www.euromelanoma.org/portugal).

Poster Euromelanoma 2020

SABER VIVER COM O SOL… DIAGNÓSTICO PRECOCE DOS CANCROS DA PELE

Chegou a Primavera e num instante estamos no Verão. Estamos em tempo de Pandemia, em confinamento ou a sair dele mas seguramente com mais tempo em Família. 
É a altura ideal para ensinarmos as crianças a Brincar ao Sol, com Segurança. É também uma excelente oportunidade para efetuarmos o nosso Auto-exame da Pele, o nosso Mapeamento e também o da nossa Família. 
A APCC disponibiliza uma nova edição do Livro “Brinca e aprende com o Zé Pintas” com mais personagens e novidades e também um conjunto de Folhetos que nos lembra os cuidados a ter com o Sol, quando praticamos Desporto ao ar livre ou temos atividades Profissionais ao Sol
Saber identificar os sinais benignos, sem risco, e as lesões sugestivas de Cancros da Pele pode ser mais fácil com o apoio dos folhetos informativos. Se tiver qualquer dúvida, consulte o seu Dermatologista.

Zé Pintas

Jo Spots

Desporto

Trabalho

Euromelanoma

Lesões
Benignas

Queratose
Actínica

Carcinoma
Basocelular

Carcinoma
Espinocelular

Melanoma

Nevo ou
Melanoma

Congresso da APCC 2020 - Lisboa

A APCC em colaboração com a SPDV, organizou pelo 18º ano consecutivo, o Congresso "Sol e Pele: saber conviver; Sol, Pele e Cancro Cutâneo em 2020". Este ano o congresso decorreu em Lisboa, na Universidade Católica, no dia 29 de Fevereiro de 2020.

29/02/2020 – 9h -12.45h
»formação dirigida a Educadores, Professores, Enfermeiros, Farmacêuticos e Representantes Autárquicos

29/02/2020 – 14h-19.10h
»ação de formação para Dermatologistas, Oncologistas, Medicina Geral Familiar, Pediatria Desporto e Trabalho

Em anexo o programa da formação.

/sites/default/files/content/pt_PT/Diptico SOL E PELE MANHÃ.pdf | /sites/default/files/content/pt_PT/Diptico SOL E PELE TARDE.pdf

Last campaigns