Sobre o Euromelanoma

A iniciativa Euromelanoma existe para promover e partilhar informação acerca da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro da pele. Somos liderados por uma rede de dermatologistas Europeus que disponibilizam generosamente o seu tempo para servir esta causa.
As nossas atividades são direcionadas a três audiências chave: o público em geral, a comunidade científica e os decisores políticos nacionais e Europeus.
Para o público em geral, através do website Euromelanoma (que foi visitado por mais de um milhão de pessoas) e de uma campanha anual de consciencialização, promovemos o conhecimento do cancro da pele, a sua prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Esta atividade culmina em rastreios públicos anuais no “Dia do Euromelanoma”. Até à data, mais de 450.000 pessoas usufruíram de exames gratuitos à pele.

No que respeita aos dermatologistas e à comunidade dos profissionais de saúde em geral, partilhamos regularmente o conhecimento e as melhores práticas através de publicações científicas, com o objetivo de melhorar o tratamento dos pacientes com cancro da pele.
No que respeita aos governos, organizamos eventos especiais para garantir que o tratamento do cancro da pele é completamente reconhecido e suportado pelos sistemas e políticas de saúde.

Desde que foi estabelecida em 1999 por seis dermatologistas Belgas (T. Maselis, M. van Daele, C. Pirard, V. del Marmol, B. Richert, e K. de Boulle), a iniciativa Euromelanoma disseminou-se rapidamente pelo continente Europeu e está agora ativa em 33 países.