Aprender

Quem está em risco?

O Cancro da Pele pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, ou pessoas que tiveram longa exposição ao sol.

Verifique o seu nível de risco

Verificar

Como e onde procurar?

Vamos precisar de: uma luz forte, um espelho de corpo inteiro, um espelho de mão, duas cadeiras, um secador de cabelo, mapas do corpo e um lápis, ou idealmente, uma câmara digital.

  • Examine o seu rosto, especialmente o nariz, lábios, boca e orelhas, à frente e atrás. Use espelhos para conseguir uma melhor observação.
  • Inspeccione o couro cabeludo, usando um secador de cabelo e espelho para expor cada área em observação.
  • Verifique as suas mãos, as palmas e as costas, entre os dedos e sob as unhas. Examine a parte da frente e de trás dos seus antebraços.
  • Coloque-se em frente ao espelho de corpo inteiro, comece a nível dos cotovelos e verifique ambos os lados dos seus braços.
  • Observe o pescoço e o peito. As mulheres devem levantar os seios para examinar por baixo.
  • De costas para um espelho de corpo inteiro, use o espelho de mão para examinar a parte de trás do pescoço, ombros, parte superior das costas e qualquer zona da parte de trás dos braços.

    Usando os espelhos, não se esqueça da parte inferior das costas, nádegas e parte de trás de ambas as pernas.

  • Sente-se, coloque uma perna de cada vez sobre a cadeira. Use o espelho de mão para examinar os órgãos genitais. Verifique a parte da frente e os lados de ambas as pernas, da coxa à canela, tornozelo, parte superior dos pés, entre os dedos e sob as unhas dos pés. Examine a planta dos pés e os calcanhares.

Prevenir

O seu tipo de Pele

O tipo de pele descreve como a sua pele reage ao sol após a primeira exposição. Ela queima ou fica bronzeada?

O tipo de pele é identificado através de várias características, tais como a cor do cabelo ou da pele.

Descubra todos os tipos de pele

Dia do Euromelanoma 2017 - 17 Maio

A 3 de Maio, em Lisboa (Hotel Nau, Vintage, 9.30h), decorrerá uma Conferência de Imprensa, organizada pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) no âmbito da celebração do Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele que, este ano, em Portugal decorrerá a 17 de Maio, com Rastreios de Cancros da Pele, em mais de 40 Serviços de Dermatologia. Pretende-se neste ano em que a APCC celebra 32 anos de educação para a prevenção primária e secundária de Cancros da Pele, dedicar o mês de Maio a várias iniciativas em múltiplos locais do país. Irão ser disponibilizadas as ações a efetuar no âmbito das escolas, sensibilização a profissionais de trabalho ao ar livre, estruturas representativas de desportos ao ar livre e autarquias. Serão revelados dados relativos a inquéritos ocorridos em 2016 e iniciativas previstas para 2017. Irá ser anunciado o Cartaz (Outdoor/Muppie) de 2017 que será disponibilizado no Verão, às múltiplas autarquias do país.

A Conferência de Imprensa contará com a presença de representantes da APCC (Osvaldo Correia e António Picoto), Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (Paulo Lamarão), Diretor Geral de Saúde (Francisco George) e também do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Dr Fernando Araújo, o qual irá disponibilizar informação sobre medidas a tomar no âmbito da Prevenção dos Cancros da Pele e do Registo Oncológico. Estarão também presentes pessoas que irão dar o seu testemunho como pacientes que tiveram Cancros da Pele, bem como representantes de Federações de Desporto e Profissões ao ar livre e representantes de Medicina do Trabalho.

Poster Euromelanoma

Last campaigns

Latest news